sábado, 18 de agosto de 2012

Filme Valente

A jovem princesa Merida foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava... Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.

Uma animação linda e cheia de aventuras! Quer uma dica?! veja com sua Mamis! :)






  

A Trilha sonora do Filme

O compositor indicado ao Oscar® Patrick Doyle, nascido na Escócia, trouxe paixão e empolgação por sua terra natal ao projeto que se reflete em sua trilha evocativa e ousada. Doyle é só o quarto compositor a escrever uma trilha sonora para um filme da Pixar, unindo-se a um grupo de elite de compositores distintos que inclui Randy Newman, Thomas Newman e Michael Giacchino.

“Eu sempre adorei animação”, diz Doyle. “O primeiro filme que fui assistir sozinho na grande cidade de Glasgow foi FANTASIA da Disney no famoso cinema Cosma. Eu nunca perdi um filme da Pixar. Além de ter sido um privilégio estar envolvido em VALENTE, sendo um compositor escocês isso também significou que eu tinha uma conexão muito especial com este filme extraordinário.”

Doyle, para mim, foi transportado para casa. “O que torna VALENTE tão especial”, diz ele, “é o amor, o cuidado e a atenção aos detalhes que foram dados à criação da Escócia. Eles capturaram completamente o visual de sua topografia, a arquitetura antiga e o clima único. A história tem todas as qualidades míticas de grandes lendas celtas”.


Ao criar sua trilha sonora para o filme, o compositor usou uma variedade de instrumentos nativos tais como gaitas de fole, solos de violino, harpas celtas, flautas e o bodhrán. Para dar à trilha uma sensação contemporânea e nova, ele incluiu sons eletrônicos sob medida e saltério e címbalo eletronicamente tratados. Andrews explica: “Nós não queríamos fazer escocês demais e colocar gaitas de fole o tempo todo. A trilha tem um grande contraste de grandeza e intimidade sublime que realmente se encaixa com esta época da fantasia celta”.
“Eu usei muito ritmos clássicos de dança escocesa, tais como ril, giga e strathspeys, que não apenas servem à ação, mas para manter a autenticidade”, diz Doyle. “Eu adorei compor particularmente o lamento galês ‘Noble Maiden Fair’ com meu filho Patrick Neil, cantado tão lindamente por Emma [Thompson] e Peigi [Barker].”
Doyle insistiu que os instrumentos étnicos fossem interpretados por músicos escoceses. “Eu só sabia que eles trariam um profundo entendimento das raízes celtas na herança musical escocesa. Eles certamente atenderam as expectativas e seu trabalho soberbo veio de suas próprias almas.”
Quanto à própria trilha sonora, Doyle inspirou-se nos desempenhos, na direção, na história e no belo visual do filme. “Era vital que a força de Merida e Elinor se refletisse na trilha sonora e que suas personagens não fossem de nenhuma maneira sentimentalizadas”, diz ele. “A história antiga do país, através de suas lendas e mitos, evocaram cores escuras, etéreas e assustadoras e também harmonias evocativas ao longo da trilha.”
Doyle acrescenta: “Trabalhar com Mark e Katherine me deu muita liberdade artística e de escopo como compositor para inserir minha experiência musical com filmes e minha origem escocesa. Há uma atmosfera de abertura, que permite um artista experimentar e ser ousado; havia o luxo de ter tempo para experimentar e lançar ideias de uma maneira tranquila e satisfatória e, como resultado, eu acredito que dei o melhor de mim. É essa atmosfera, que vem diretamente de John Lasseter, que faz dos filmes da Pixar tão únicos”.

CANÇÕES ORIGINAIS

Duas novas canções interpretadas pela aclamada cantora galesa escocesa Julie Fowlis também foram incluídas nos destaques musicais do filme. “Touch the Sky”, com música do próprio Alex Mandel da Pixar e letra do diretor Mark Andrews e Mandel, acompanha a cavalgada libertadora e empolgante de Merida pela floresta quando ela consegue escapar da confinada vida no castelo. A canção “Into the Open Air”, com música e letra de Mandel, é ouvida mais tarde no filme durante um momento especial entre mãe e filha.
As duas canções foram escritas na Pixar e originalmente eram músicas temporárias. “Nós adoramos trabalhar com artistas da casa”, diz a produtora Katharine Sarafian. “Eles trabalham ao lado da nossa equipe de história e sabem o objetivo da história, então podem realmente colaborar com o diretor para obter o objetivo por trás da canção de uma forma maravilhosa. Nós ficamos encantados com o fato de as canções de Alex Mandel acabarem sendo exatamente o que nós precisávamos para o filme.”
Sarafian acrescenta: “Julie Fowlis interpreta as duas canções. Se imaginássemos uma voz cantando para Merida ? a beleza, a clareza, a simplicidade e a sinceridade ? Julie incorpora isso e ela é fantástica”.

“Foi ótimo ter sido convidada para gravar e interpretar na trilha sonora de VALENTE e, particularmente, cantar as canções que representam a indomável protagonista Merida”, diz Fowlis. “Eu gostei muito do desafio de acrescentar uma dimensão de interpretação ao cantar para poder dar a personagem Merida sentimentos da vida através da canção.”
“Learn Me Right” é uma canção original interpretada por Birdy, cujo disco autointitulado foi premiado com o disco de ouro e de platina no Reino Unido e na Europa respectivamente, e o grupo britânico de rock indicado ao Grammy® Mumford & Sons, que também compôs, fez os arranjos e produziu a faixa.
Andrews diz que ele gosta da energia que o Mumford & Sons trouxe ao filme. “Eles queriam manter o espírito da heroína, então eles chamaram a jovem cantora Birdy. O resultado é esta canção poética e dinâmica que agrega valor à moral da história: ‘Nós vamos ser quem nós vamos ser e tudo bem’ ? é feita de uma maneira muito bonita e cheia de energia.”
Sarafian acrescenta: “‘Learn Me Right’ é uma canção incrível. Eu sinto algo toda vez que ouço. O grupo Mumford & Sons escreveu uma música que faria justiça ao momento culminante do filme, às emoções, aos sentimentos e lições subliminares aprendidas entre mãe e filha. Eles realmente encontraram essa hora da verdade na história que estamos tentando contar, e a música leva o filme a um novo nível no final”.
Da Walt Disney Records, a trilha sonora de VALENTE estará disponível em vários pontos de venda em 19 de junho de 2012, e inclui as seguintes faixas:

  1. “Touch the Sky”, interpretada por Julie Fowlis
  2. “Into the Open Air”, interpretada por Julie Fowlis
  3. “Learn Me Right”, interpretada por Birdy [com Mumford & Sons]
  4. Canção “Fate and Destiny”
  5. Canção “The Games”
  6. Canção “I Am Merida”
  7. Canção “Remember to Smile”
  8. Canção “Merida Rides Away”
  9. Canção “The Witch’s Cottage”
  10. “Song of Mor’du”, interpretada por Billy Connolly e Elenco
  11. Canção “Through the Castle”
  12. Canção “Legends Are Lessons”
  13. Canção “Show Us the Way”
  14. Canção “Mum Goes Wild”
  15. Canção “In Her Heart”
  16. “Noble Maiden Fair (A Mhaighdean Bhan Uasal)”, interpretada por Emma Thompson e Peigi Barker
  17. Canção  “Not Now!”
  18. Canção “Get the Key”
  19. Canção “We’ve Both Changed”
  20. Canção “Merida’s Home”
Fonte:http://www.animatoons.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário